Apresentação dos artigos intitulados “Modelo para estimativa da irradiância solar incidente sobre o módulo fotovoltaico inclinado utilizando dados de irradiância global horizontal” e “Modelagem de temperatura do gerador fotovoltaico montado sobre telhados residenciais, com base em materiais de cobertura comuns no Brasil”
Apresentação do artigo intitulado “Determinação das taxas de sujidade para módulosfotovoltaicos de filme fino e silício cristalino instalados em diferentes zonas climáticas brasileiras"
Apresentação do artigo intitulado “Influência das perdas por sujidades no desempenho de módulos de filme fino e de silício cristalino instalados em Belo Horizonte/MG”
Apresentação do artigo intitulado “Determination of soiling ratio and evaluation of cleaning methods for thin film and crystalline silicon photovoltaic modules installed in the equatorial climate zone in Brazil”
Apresentação do artigo intitulado “Evaluation of Failure Mode of Photovoltaic Modules in Arid Climatic Zones in Brazil”
Apresentação do artigo intitulado “Impact of soiling deposition on CdTe and Si PV modules”
Apresentação do artigo intitulado “Effects of soiling of photovoltaic modules and systems in Brazil’s climate zones”
O frequente crescimento da demanda por energia, a preocupação quanto à emissão de gás carbônico na atmosfera e as restrições ambientais impostas à geração de energia elétrica de grande porte são fatores que reforçam a busca por novas fontes de energia. A energia solar fotovoltaica é uma fonte atrativa principalmente em áreas isoladas do sistema elétrico. Porém, ela está se tornando viável também no espaço urbano.
O P&D 013, desenvolvido em parceria com a CEMIG, teve como objetivo a avaliação do desempenho de sistemas fotovoltaicos interligados à rede elétrica. Uma das ações do projeto foi a implementação de sistemas fotovoltaicos capazes de suprir adequadamente a demanda energética da carga à qual estavam conectados.
A avaliação foi realizada no sentido de determinar a viabilidade técnica e econômica do sistema fotovoltaico interligado à rede elétrica em áreas urbanas.
Coordenado pelo GREEN Solar em parceria com o Programa de Conservação de Energia Elétrica (Procel) da Eletrobrás, o projeto “Avaliação de Instalações de Aquecimento Solar no Brasil” teve início em 2006. Este trabalho tem o objetivo de avaliar a qualidade das instalações de aquecimento solar no Brasil.
Sete cidades brasileiras participam do projeto, que conta com a parceria de grupos de pesquisa locais das Universidades e Centros Federais de Educação. As cidades e centros de pesquisa envolvidos são: Belo Horizonte (GREEN Solar - PUC Minas), Rio de Janeiro (CEFEN – UERJ), Campinas (NIPE – Unicamp), Botucatu (UNESP), Brasília (UNB), Belém (GEDAE – UFPA) e Porto Seguro (CEFET – BA). Este projeto fez com que o trabalho do GREEN atingisse um maior alcance e possibilitou a experiência em localidades distintas.
Um projeto de destaque desenvolvido pela equipe de pesquisa em energia solar fotovoltaica do GREEN é o Controlador Integrado para Sistemas de Geração Híbrida Solar e Eólica (CIG SOL-AR).
Este equipamento é um sistema digital automático que integra fontes alternativas para geração de energia. A energia envolvida no funcionamento do controlador de carga é gerada através de módulos fotovoltaicos, geradores eólicos, geradores de gasolina/diesel, banco de baterias e cargas a serem alimentadas.
O CIG SOL-AR permite o gerenciamento inteligente da energia fornecida pelas diferentes fontes e atende a critérios relacionados à eficiência energética e durabilidade de baterias e demais componentes do sistema.
A aplicação do controlador de carga híbrido está direcionada ao atendimento de
comunidades isoladas
do
sistema de energia elétrica. O projeto atenderá, em especial, as demandas da Eletrobrás
e da
Eletronorte na região
norte do país.
Os parceiros do GREEN no desenvolvimento do CIG SOL-AR são:
Eletrobrás,
Eletronorte,
FINEP,
Fumsoft e Concert Technologies.