Engenharia Eletrônica e de Telecomunicação

ENGENHARIA ELETRÔNICA E DE TELECOMUNICAÇÃO

Unidade Coração Eucarístico

Com uma proposta pedagógica moderna e um currículo dinâmico, o engenheiro aqui formado está preparado para enfrentar os desafios que o processo de desenvolvimento do Brasil requer. O Curso abre um leque imenso de opções de trabalho para o engenheiro recém-formado, uma vez que ele terá habilitações nas áreas de controle e automação, eletrônica e telecomunicações, que são reconhecidas pelo CREA-MG. Durante o Curso, o futuro engenheiro terá uma formação teórica sólida, que permitirá o desenvolvimento de diversos projetos nos bem equipados laboratórios da PUC Minas e em pesquisas realizadas sob orientação de professores altamente capacitados em suas áreas de conhecimento. A interdisciplinaridade do conhecimento é incentivada continuamente como forma de aprimorar o crescimento intelectual, filosófico e socioambiental do futuro engenheiro. O despertar do espírito empreendedor é também objetivo do projeto pedagógico adotado. Aliando teoria e prática, o curso, oferecido nos turnos da manhã e noite, forma profissionais capazes e dinâmicos para atuar em áreas tecnológicas em constante evolução. O engenheiro eletrônico e de telecomunicação da PUC Minas pode atuar no desenvolvimento, manutenção, implantação e gerenciamento de projetos de sistemas eletrônicos, de automação e de telecomunicações voltados para as áreas industriais, comerciais e residenciais.

Vídeos sobre o curso:

Conteúdos técnicos e científicos nas áreas da eletrônica analógica, digital e de potência. Sistemas eletrônicos aplicados em telecomunicações e em processos de automação e controle. A forte utilização de ferramentas de informática aplicadas à engenharia eletrônica e de telecomunicação facilita e torna mais agradável o aprendizado. Todo o conteúdo tecnológico é apresentado de forma interdisciplinar produzindo uma sinergia do conhecimento. Disciplinas nas áreas de administração e gestão, ciências humanas e sociais completam a formação do engenheiro cidadão da PUC Minas.

CAMPO DE PESQUISA

• Sistemas eletrônicos integrados
  • Processamento digital de imagens e voz
  • Processamento de sinais
  • Sistemas de automação e controle
  • Sistemas aplicados à televisão digital

DESTAQUE DO CURSO

Formação acadêmica nas áreas de Eletrônica (analógica, digital e de potência), de Telecomunicações e de Controle e Automação, com forte ênfase em projetos, orientados pelos professores em várias disciplinas, do 1º ao 10º períodos.

Trabalhos Interdisciplinares (TIs) - 1º e 2º períodos, Trabalhos Acadêmicos Integradores (TAIs) nas áreas de formação do Curso - 7º ao 9º períodos e Trabalho de Conclusão de Curso, desenvolvido nos dois últimos períodos, em que o aluno é estimulado a projetar produtos ou serviços, para a solução de um problema real, considerando a viabilidade técnica, socioeconômica e ambiental. Nos TIs, TAIs e TCC, os alunos desenvolvem protótipos que são apresentados na Feira de Integração Curricular (FIC). A FIC é o ponto alto do curso, pois representa semestralmente a síntese de todo o trabalho realizado pelos alunos, sob orientação dos professores, contextualizados em projetos de pesquisa e extensão.

Seminário de Integração Curricular, evento que ocorre semestralmente e visa estabelecer um novo modelo de ensino de engenharia, baseado na interdisciplinaridade e na valorização da formação humanística. Os temas abordados enquadram-se em várias áreas do conhecimento, promovendo aos alunos uma permanente atualização nas tecnologias relacionadas às áreas de formação (Controle e Automação, Eletrônica e Telecomunicações), às ciências básicas, às áreas das outras Engenharias e uma formação humanística e empreendedora, preparando os alunos para o mercado de trabalho.

Feira de Integração Curricular:

Rádio galena projetado e construído pelos alunos do 1º período

Robô com inteligência artificial que identifica o percurso otimizado em deslocamentos.

Robô com inteligência artificial para identificar o melhor percurso.

Braço robótico controlado por microprocessador, projetado por alunos do primeiro período

Seguidor do sol para aumentar o desempenho de painéis solares, alunos do 6º período

Projetos desenvolvidos durante o curso:

Entre em contato conosco por meio dos seguintes canais

• E-mail: eletronica@pucminas.br
  • Whatsapp: (31) 3319-4224