Engenharia Produção – Poços de Caldas




ENGENHARIA PRODUÇÃO


Unidade Poços de Caldas


A Engenharia de Produção é, entre todas as engenharias, a mais ampla e versátil. Pode-se dizer também que é a mais humana, pois, entender o comportamento humano e, principalmente, as relações que se estabelecem no ambiente de trabalho é uma das suas áreas de estudo. Estas características peculiares devem-se à sua origem.

No século XIX, com as máquinas a vapor, as empresas começaram a fabricar produtos em larga escala e a competir globalmente. Esta competição levou as empresas a investir em técnicas e métodos que pudessem melhoras seus produtos e processos produtivos. Neste contexto, surgiu a necessidade de um profissional capaz de entender todo o processo produtivo, desde o momento da chegada da matéria prima até o envio do produto acabado aos mercados consumidores. Mas não somente isso.

Esse profissional, na verdade, deveria ser capaz de compreender a participação de cada setor no resultado da empresa. Assim teria que ter conhecimentos de engenharia, de finanças, RH, marketing, qualidade etc.

Assim esperava-se que este profissional fosse capaz de compreender não somente a cadeia produtiva, mas também de propor melhoria e projetar novos produtos, processos e serviços.

Atualmente, a Engenharia de Produção se divide em 10 áreas: engenharia de operações e processos, logística, pesquisa operacional, engenharia de qualidade, engenharia de produto, engenharia organizacional, engenharia econômica, engenharia do trabalho, engenharia de sustentabilidade e educação em engenharia de produção.

Devido à sua versatilidade e conhecimento abrangente, o engenheiro de produção, que deve sua origem às fábricas, rapidamente, começou a ser requisitado por outras áreas. É por isso que, atualmente, esse profissional é facilmente encontrado em todos os setores da economia: indústria, serviços, turismo, agropecuário, financeiro, médico-hospitalar e outros, atuando tanto no setor privado quanto público.

Independentemente do local de atuação, o Engenheiro de Produção tem sempre o seu olhar voltado para a melhoria contínua, o bem-estar do trabalhador, a sustentabilidade financeira e ambiental para que nós, seres humanos, possamos ter acesso a bens e serviços que nos proporcione bem-estar.



Vídeo sobre o curso:



Para se tornar um engenheiro de produção, você se dedicará ao estudo das áreas de humanidades, abordando as questões sociais e psicológicas que envolvem a área de produção. Irá estudar aspectos do empreendedorismo, negócios e estratégias dentro da área de gestão empresarial, tecnologia da informação.
Irá estudar também as questões que dizem respeito aos arranjos industriais, à automação, às instalações elétricas e mecânicas industriais, mais as questões ambientais, dentro da área tecnológica. Você irá estudar, ainda, as questões relativas à inovação, à operação e à adaptação tecnológica. Para que você possa ter o melhor aproveitamento dentro das diversas áreas de estudo, terá oportunidade de melhorar sua formação em matemática, química e física.


CAMPO DE PESQUISA

Gestão da qualidade. Pesquisa operacional. Gestão da produção. Ergonomia e organização do trabalho. Gestão empresarial. Tecnologia nas áreas de mecânica, elétrica, eletrônica e automação, dentro da linha de produção.


Diferenciais da Engenharia de Produção – PUC MINAS – Poços de Caldas


Construímos pilares sólidos que nos diferenciam frente às centenas de cursos de Engenharia de Produção presentes na região. Convidamos você para conhecê-los.

Nossa Avaliação pelo MEC. Somos o melhor curso de Engenharia de Produção do Sul de Minas, com avaliação melhor que diversas universidades federais do estado. (Nota 4 na avaliação do MEC).

Mudamos a sociedade! Temos orgulho de afirmar que estamos inseridos de forma integral e profunda em nossa sociedade.
Por meio de projetos de extensão junto à cooperativa de reciclagem de Poços de Caldas e junto à prefeitura do município, por exemplo, atuamos diretamente na transformação de nossa comunidade.
Através de projetos de pesquisa já trabalhamos nas mais diversas indústrias e organizações da região, tais como: cervejarias, envase de água mineral, mineradoras, hospitais, agronegócios e muitas outras; contribuindo na melhoria dos processos produtivos e de serviços.

Professores. Conquistamos nota 5 (máxima) em titulação docente pelo MEC, garantindo a excelência na formação teórica de nossos professores. Além da formação de alto nível, nossos docentes possuem conexão com o mercado atuando ou tendo atuado em empresas como: Alcoa, Schincariol, Delphi, entre outras.

Infraestrutura. Aqui estão importantes diferenciais: laboratório de metrologia com instrumentos de última geração (microscópios, micrômetros e paquímetros digitais); emprego de impressora 3D para elaboração de projetos de produtos; utilização de softwares largamente utilizados pelas principais empresas do brasil, tais como: SIMIO, capaz e construir sofisticadas simulações de processos produtivos; SOLID WORKS, que permite a criação projetos 3D, análise de processos de produção e até o impacto da produção no meio ambiente; MINITAB, que análises estatísticas para a gestão da qualidade e muitos outros.

Currículo diferenciado. Com a presença dos Trabalhos Acadêmicos Integradores, os alunos são incentivados a trabalhar os conhecimentos já adquiridos em disciplinas anteriores e em curso, de forma a aplicar a base teórica em casos reais de empresas e organizações da região.

Mercado de Trabalho.Nossos alunos estão hoje no 9º período, mas suas conquistas no mercado de trabalho já são muito significativas. Temos alunos que obtiveram vagas em estágios concorridíssimos em empresas como: Danone, Alcoa, Ferrero do Brasil (operador logístico), a multinacional alemã Thyssenkruup, entre outras.

Intercâmbio.< A PUC oferece a seus alunos a oportunidade de cursar um ano letivo em uma de suas renomadas universidades parceiras ao redor do mundo (são mais de 200 oportunidades). Os nossos alunos da Engenharia de Produção já fizeram uso dessa oportunidade e ainda o farão muito mais!

Outros Documentos