Projetos

2002 – Avaliação Experimental de Sistema de Geração Distribuída de Energia Solar Fotovoltaica Interligado à Rede Elétrica (P&D 013)

O frequente crescimento da demanda por energia, a preocupação quanto à emissão de gás carbônico na atmosfera e as restrições ambientais impostas à geração de energia elétrica de grande porte são fatores que reforçam a busca por novas fontes de energia. A energia solar fotovoltaica é uma fonte atrativa principalmente em áreas isoladas do sistema elétrico. Porém, ela está se tornando viável também no espaço urbano.

O P&D 013, desenvolvido em parceria com a CEMIG, teve como objetivo a avaliação do desempenho de sistemas fotovoltaicos interligados à rede elétrica. Uma das ações do projeto foi a implementação de sistemas fotovoltaicos capazes de suprir adequadamente a demanda energética da carga à qual estavam conectados.

A avaliação foi realizada no sentido de determinar a viabilidade técnica e econômica do sistema fotovoltaico interligado à rede elétrica em áreas urbanas.

2006 – “Avaliação de Instalações de Aquecimento Solar no Brasil”

Coordenado pelo GREEN Solar em parceria com o Programa de Conservação de Energia Elétrica (Procel) da Eletrobrás, o projeto “Avaliação de Instalações de Aquecimento Solar no Brasil” teve início em 2006. Este trabalho tem o objetivo de avaliar a qualidade das instalações de aquecimento solar no Brasil.

Sete cidades brasileiras participam do projeto, que conta com a parceria de grupos de pesquisa locais das Universidades e Centros Federais de Educação. As cidades e centros de pesquisa envolvidos são: Belo Horizonte (GREEN Solar - PUC Minas), Rio de Janeiro (CEFEN – UERJ), Campinas (NIPE – Unicamp), Botucatu (UNESP), Brasília (UNB), Belém (GEDAE – UFPA) e Porto Seguro (CEFET – BA). Este projeto fez com que o trabalho do GREEN atingisse um maior alcance e possibilitou a experiência em localidades distintas.

2008 - Controlador Integrado para Sistemas de Geração Híbrida Solar e Eólica (CIG SOL-AR)

Um projeto de destaque desenvolvido pela equipe de pesquisa em energia solar fotovoltaica do GREEN é o Controlador Integrado para Sistemas de Geração Híbrida Solar e Eólica (CIG SOL-AR).

Este equipamento é um sistema digital automático que integra fontes alternativas para geração de energia. A energia envolvida no funcionamento do controlador de carga é gerada através de módulos fotovoltaicos, geradores eólicos, geradores de gasolina/diesel, banco de baterias e cargas a serem alimentadas.

O CIG SOL-AR permite o gerenciamento inteligente da energia fornecida pelas diferentes fontes e atende a critérios relacionados à eficiência energética e durabilidade de baterias e demais componentes do sistema.

A aplicação do controlador de carga híbrido está direcionada ao atendimento de comunidades isoladas do sistema de energia elétrica. O projeto atenderá, em especial, as demandas da Eletrobrás e da Eletronorte na região norte do país.
Os parceiros do GREEN no desenvolvimento do CIG SOL-AR são: Eletrobrás, Eletronorte, FINEP, Fumsoft e Concert Technologies.

1995-1997 - Coletor solar plano para aquecimento de água em residências de famílias de média e baixa rendas em Minas Gerais

Financiamento: FAPEMIG TEC 766/92

Equipe:

Prof. Geraldo Rômulo Vilela Filho(coordenador)
Profa. Elizabeth Marques Duarte Pereira
Período: 1995-1997

Resumo:

Estudo sobre a viabilidade técnica e econômica de coletor solar construído com telhas e integrado aos telhados das moradias.

1997-1999 - Software Siscos 3.0 - Dimensionamento de instalações solares de médio e grande portes

Financiamento: FAPEMIG TEC 1312/FUMARC

Equipe:

Profa. Elizabeth Marques Duarte Pereira (coordenadora)
Profa. Júlia Maria Garcia Rocha
Prof. Roberto Schirm
Est. José Flaviano Faleiro (FAPEMIG)
Est. Flaviano Motta Montandon
Est. Guilherme Veloso
Est. Fabrício Branco
Est. Márcio Fonseca Filho

Período: 1997-1999

Resumo:

Atualização da versão anterior do programa Siscos, agora em Visual Basic para Windows e com expressiva melhoria na interface com o usuário, permitindo o dimensionamento de sistemas de aquecimento solar e, também, apoio à seleção de materiais e de parâmetros de projeto, visando sua maior eficiência térmica. Nesse projeto, foi projetada e instalada uma bancada de ensaio de coletores solares, em atendimento à norma AHSRAE 93-86, adotada pelo INMETRO para o Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) de coletores solares.

Orientação

A orientação dos estudantes recebeu os códigos:[ (91) - BIC – 49]; [ (92)- BIC – 50]; [ (93)- BIC – 51];[ (94) - BIC – 52];[ (95)- BIC – 53]. Os dois primeiros, que trabalharam diretamente com o desenvolvimento do software, receberam bolsa da FAPEMIG. Os demais foram bolsistas FUMARC se dedicaram à instalação da bancada e do sistema de aquisição de dados, armazenamento e tratamento de dados.

Para comprovação, apresenta-se o relatório entregue à FAPEMIG [ (96) - OPB – 00] e o artigo científico aprovado para o III Congresso Iberoamericano de Ingineria Mecânica (1997), organizado pela Federación Iberoamericana de Ingeniería Mecánica y Unión Nacional de Ingenieros y Arquitectos de Cuba [ (97) – TAC – 56].

 

1998-2000 - Centro de demonstração e pesquisa aplicada em eficiência energética - CDPAEE

Financiamento: CEMIG

Equipe:

Profa. Elizabeth Marques Duarte Pereira (coordenadora)
Profa. Júlia Maria Garcia Rocha
Prof. Roberto Schirm
Prof. Lauro de Vilhena Brandão Machado Neto
Prof. João Batista Santos de Assis
Prof. Márcio José da Silva

Período: 1998-2000

Resumo:

Esse projeto foi responsável pela construção do prédio para instalação do CDPAEE no Campus Coração Eucarístico da PUC Minas, que foi entregue à Sociedade Mineira de Cultura. A CEMIG se responsabilizou pelos custos correspondentes às obras civis e instalações hidráulicas e elétricas básicas da edificação. O projeto arquitetônico contemplou os quesitos da Arquitetura Bioclimática, sendo coordenado pela Prof. Eleonora Sad Assis da Escolar de Arquitetura da UFMG.

A figura, a seguir, mostra a fachada sul da edificação, envidraçada, e um detalhe da sala de demonstração de eletrodomésticos eficientes.

 

DSCF0004

 

1999-2001 - Eletrobras Solar - Programa para desenvolvimento de sistemas termossolares no setor residencial- AET01/98, AET 02/98 e AET 03/98.

Financiamento: Eletrobras Procel

Equipe:

Profa. Elizabeth Marques Duarte Pereira (coordenadora)
Profa. Júlia Maria Garcia Rocha
Prof. Roberto Schirm
Prof. Lauro de Vilhena Brandão Machado Neto
Profa. Andrea Charbel
Prof. João Batista Santos de Assis
Prof. Márcio José da Silva
Est. Silvia Sampaio Rodrigues Rocha
Est. Ricardo José Silva Melo
Est. Eliziane Gonçalves Arreguy
Est. Daniela Pereira Dias
Est. Alexandre Salomão de Andrade

Período: 1999-2001

Resumo:

Foi desenvolvido um programa de consultoria a distância que calculava a economia de energia a partir de um pré dimensionamento do sistema de aquecimento solar (SAS). Aquisição e upgrade das bancadas de ensaio de coletores solares. Instalação de 100 sistemas em habitações de interesse social no Bairro Sapucaias em Contagem/MG. A monitoração dos benefícios e economia de energia extrapolou o período do projeto, com a participação voluntária de estudante e pesquisadores do GREEN Solar, sendo realizada até 2004.Em 2012, atendendo uma solicitação da equipe da Eletrobras Procel, refizemos a pesquisa de campo, agora com a equipe da UNA sendo os resultados atualizados para compor o artigo CONTAGEM+10 anos.

A implantação do projeto em Contagem, treinamento dos moradores e monitoração dos benefícios durante de 2001 a 2004 mobilizou 32 estudantes do GREEN.

Divulgação:

Esse projeto teve uma repercussão internacional muito valiosa para o reconhecimento do grupo de pesquisa do GREEN Solar, gerando cinco trabalhos apresentados em congresso, sendo três internacionais: Alemanha [ (98) - TAC - 08], Estados Unidos [ (99) – RAC - 04 ] e Canadá [ (100) - RAC - 05 ], além de dois congressos nacionais [ (101) - TAC - 34 ] e [ (102) - TAC - 36].

Os resultados desse projeto e da extensão da monitoração compõem o capítulo Contagem + 10: experiência em comunidade de baixa renda incluído no livro Energia solar - Contribuições da Eletrobras Procel e Parceiros[ (103) - CLP – 03].

Impactos acadêmicos

Conforme mencionado no item 4.4, a pesquisa de campo em Contagem se constituiu no estudo de casos da tese de doutorado da Arq. Jane Fantinelli (UNICAMP) e do Masters Level Thesis do Eng. Alexandre Maluf na Suécia (considerado em meu currículo como monografia de curso de aperfeiçoamento).

A dissertação do Eduardo Marques com o título “Energia Solar como Fonte Geradora de Tecnologia Social - Acrescentando novas perspectivas às avaliações de um projeto tecnológico/social”, defendida em 2012 no Mestrado Profissional em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local do Centro Universitário UNA, coloca novo foco nos resultados da pesquisa. Eduardo avalia a relação Estado vs. Comunidade, baseada na doação dos equipamentos. Discute, assim, a importância do envolvimento e entendimento do programa e de seus objetivos pelos moradores como passos permanentes para perenidade e seriedade de programas similares para habitações de interesse social.

Impactos sociais

Os resultados desse trabalho foram divulgados para equipes do Ministério das Cidades/CAIXA e do Meio Ambiente, dando suporte à decisão para a inclusão do sistema de aquecimento solar (SAS) no Programa Minha Casa Minha Vida (MCMV), conforme as portarias do Ministério das Cidades:

·         Portaria nº 93 de 24/02/2010: SAS optativo para a faixa de renda inferior a R$ 1.395,00.

·         Portaria nº 325 de 07/07/2011: SAS obrigatório em residências unifamiliares para a faixa de renda inferior a R$ 1.600,00.

 

2000 - 2002 - Desenvolvimento de Sistemas Termossolares para Aplicação em Regiões Rurais e Urbanas no Estado de Minas Gerais

Financiamento: FAPEMIG TEC 2449/FUMARC

Coordenação Geral: Elizabeth Marques Duarte Pereira

Período: 2000 - 2002

Sub–Projeto 1: Coletor Solar de Baixo Custo

Equipe:

Profa. Elizabeth Marques Duarte Pereira
Est. Fontaine Campos
Est. Thiago Barbosa Junqueira Franco
Est. Leandro de Souza
Est. Ricardo José Silva Melo
Tec. Geraldo Silva Antunes
Tec. Dulcilene Helena dos Santos

Resumo:

Este projeto tem como objetivo a concepção, construção e teste de um coletor solar plano residencial de baixo custo para habitações populares com uso de materiais e ferramentas de fácil acesso à população de baixa renda. A análise de custo desenvolvida evidencia o uso do coletor considerando os consumos típicos de classes sociais mais baixas. É apresentado o passo a passo da fabricação, concebido na filosofia do tipo “faça você mesmo”. Destaca-se o desenvolvimento original da ferramenta para fabricação da aleta absorvedora e um estudo comparativo entre vidros disponíveis no mercado brasileiro, apresentado em congresso internacional em Portugal.

Sub–Projeto 2: Aquecimento de Ar – Agricultura de Subsistência e Agroindústria

Equipe:

Profa. Elizabeth Marques Duarte Pereira
Profa. Andrea Charbel
Prof. Lauro Vilhena Machado Neto
Est. Ana Flávia Peixoto de Camargos
Est. Fernanda Araújo
Est. Breno Augusto Ferreira

Resumo:

Este projeto trata da concepção, construção e teste de um secador solar de baixo custo para secagem direta, em escala piloto, operando em convecção natural e forçada, sendo escolhido para testes a banana. O protótipo concebido apresenta grande flexibilidade com aberturas autorreguláveis para entrada e saída do ar ambiente (convecção natural) ou do ar insuflado por ventiladores (convecção forçada), acionado por energia solar fotovoltaica. A bancada experimental foi projetada para realização dos testes de eficiência dos secadores em diferentes condições operacionais. A temperatura máxima atingida no secador solar operando em convecção natural foi da ordem de 47ºC e 55ºC, sob condições de carga e sem carga do produto a ser seco, respectivamente. A curva de eficiência do secador em convecção forçada foi considerada bastante satisfatória, considerando-se as premissas iniciais do projeto: secador de baixo custo, e de fácil construção, do tipo “faça você mesmo”.

Sub–Projeto 3: Aquecimento Solar e Biogás

Equipe:

Profa. Elizabeth Marques Duarte Pereira
Prof. Lauro de Vilhena Brandão Machado Neto
Profa. Júlia Maria Garcia Rocha
Prof. Luiz Otávio Marques Duarte
Prof. Roberto Schirm
Est. Fernanda Araújo de Almeida
Est. Carlos Felipe da Cunha
Est. Rafael Vidigal
Est. Eliziane Arreguy

Resumo:

Este projeto despertou o interesse dos técnicos da fazenda experimental da PUC Minas em Esmeraldas/MG, mobilizando alunos e professores do Grupo de Estudos em Energia – GREEN Solar. Seu principal objetivo é destacar a existência de várias fontes alternativas de energia já disponíveis no meio rural, buscando a auto suficiência da propriedade rural. No desenvolvimento deste subprojeto, foi inicialmente projetado e construído um biodigestor, em escala piloto, utilizando dejetos de suínos e bovinos. Na etapa seguinte, foi feito um estudo de Climatização da Granja de Suínos visando controlar a temperatura nos diversos ambientes da granja de modo a proporcionar níveis recomendáveis de conforto. Para tal, foi desenvolvido um dispositivo original, similar a um colchão de água quente, denominado PIGPILLOW. Desta forma, busca-se reduzir a taxa de mortalidade dos animais e economizar energia no processo de aquecimento do ambiente. Finalmente, na terceira etapa foi elaborado um estudo de viabilidade técnica de utilização de aquecedores solares de água em substituição a chuveiros elétricos na suinocultura e para fins de higienização na bovinocultura. A instalação de ambos os sistemas foi feita pelos estudantes e bolsistas do GREEN Solar, com apoio dos técnicos e funcionários da fazenda. Os resultados foram muito positivos em termos de eficiência e economia de energia e, também, de aceitação das novas tecnologias no meio rural pelos funcionários e técnicos

Divulgação:

Evento nacional: AGRENER 2002realizado pela UNICAMP/NIPE e SBEA

[ (104) – TAC – 50]: Eficientização Energética da Fazenda Experimental da PUC Minas - Biodigestores de baixo custo.

[ (105) – TAC – 49]: Eficientização Energética da Fazenda Experimental da PUC Minas - Climatização da granja de suínos.

Evento internacional: XI Congresso Ibérico e VI Congresso Iberoamericano de Energia Solar, realizado pela Sociedade Portuguesa de Energia Solar em Vilamoura/Portugal

[ (106) – TAC – 48]: Estudo da transmitância total de vidros e coberturas transparentes para coletores solares comerciais utilizados no Brasil.

 

2002 - 2006 - Abordagem integrada da eficiência energética – P&D 16

Financiamento: CEMIG/ANEEL

Período: 2002 - 2006

Pesquisadores:    

Profa. Elizabeth Marques Duarte Pereira
Profa. Júlia Maria Garcia Rocha
Prof. Lauro Vilhena Machado Neto
Prof. Luis Enrique Zárate
Arq. Márcia Agostini
Prof. Márcio José da Silva
Prof. Roberto Schirm
Prof. Willi Gonçalves

Resumo:

Este projeto foi concebido a partir de uma visão estratégica da CEMIG de promover a sustentabilidade dos Centros de Demonstração e Pesquisa Aplicada em Eficiência Energética, instalado em 2 instituições em Belo Horizonte, PUC Minas e CEFET-MG, com apoio do Departamento de Tecnologia em Arquitetura e Urbanismo (TAU) da UFMG. Foi priorizada a implantação de linhas de pesquisas integradoras para potencializar as ações, antes individualizadas, dos grupos mencionados. Como linha mestra de atuação, destaca-se a busca pela eficientização energética de processos, equipamentos e consumo, englobando o planejamento sistêmico das edificações como base para a integração entre os projetos arquitetônicos e utilidades, respeitadas as especificidades de cada instituição.

Sub–Projeto 1: Habitação Eficiente

Esse subprojeto integrou a equipe à Tarefa 28 da International Energy Agency (IEA) dando visibilidade internacional ao trabalho. A representação do laboratório foi feita pela Arq. Márcia Agostini.

Destaca-se, ainda, que o projeto da Casa Popular Eficiente foi apresentado no SENDI 2006, sendo construída uma habitação para população de baixa renda que incluía as soluções energéticas estudadas no âmbito do projeto com a participação de todas as instituições parceiras e coordenação da CEMIG. O evento foi promovido no Centro de Convenções EXPOMINAS em Belo Horizonte.

 

Sub–Projeto 2: Sistemas Integrados de Energia na Concepção e Uso de Edificações de Diferentes Topologias

No caso da PUC Minas, o subprojeto 2 sobre Sistemas Integrados de Energia na Concepção e Uso de Edificações de Diferentes Topologias: Monitoramento dos Centros de Desenvolvimento e Pesquisa Aplicada em Eficiência Energética foi tratado conjuntamente com o subprojeto 4 de Automação Predial, sendo construída uma maquete da sala de aula do Prédio 50 e elaborado todo o programa de monitoração e controle para diferentes usos finais. O potencial de economia projetado pela simulação realizada é superior a 75%.

 

Subprojeto 3: Desempenho Energético de Equipamentos e Sistemas para o Combate ao Desperdício de Energia Elétrica

A equipe do GREEN Solar deu ênfase às aplicações termossolares como a avaliação experimental dos parâmetros geométricos otimizados de instalações de aquecimento solar de pequeno porte, cujos resultados foram utilizados para o treinamento de redes neurais artificiais (RNA), possibilitando a simulação para outras condições operacionais não testadas. Destaca-se, ainda, a construção do Laboratório de Ensaios de Reservatórios Térmicos que hoje integra, juntamente com o IPT, a rede de laboratórios de ensaios para o Programa Brasileiro de Etiquetagem de Reservatórios Térmicos do INMETRO.

Ao longo dos quatro anos de duração do projeto, a equipe da PUC Minas se multiplicou e renovou, tendo capacitado e orientado cerca de 30 bolsistas de iniciação científica através de seus professores e pesquisadores associados.

 

2004 -2006 - BRA/01/01-041/2003 - Solar simulator for the Brazilian Center for Development of Thermal Solar Energy

Financiamento: World Bank/Eletrobras

Período: 2004 -2006

Equipe:

Profa. Elizabeth Marques Duarte Pereira
Prof. Roberto Schirm
Prof. Lauro Vilhena Brandão
Prof. Carlos Henrique Schettino
Prof. Márcio José da Silva
Eng. Eliziane Arreguy
Eng. Daniela Pereira Dias
Eng. Luiz Guilherme Monteiro
Anal. Eduardo Marques Duarte

Resumo:

Especificação, apoio técnico ao processo de licitação internacional, comissionamento, instalação e operação de um simulador solar tipo contínuo, composto por 8 lâmpadas de metal halide com potência individual de 5 kW. As principais aplicações são: ensaios de coletores solares para o Programa Brasileiro de Etiquetagem (INMETRO/PROCEL); ensaios de painéis fotovoltaicos; avaliação de propriedades físicas e dinâmicas de coletores e seus componentes. Esse equipamento foi o primeiro simulador instalado na América Latina e o sexto do mundo, incrementando sobremaneira a indústria nacional e o Programa Brasileiro de Etiquetagem do INMETRO, dando ao laboratório e às suas atividades reconhecimento nacional e internacional.

Divulgação:

[ (107) - RAC – 03]Design, Manufacture and Installation of a Solar Simulator for the GREEN Laboratory at Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais in Brazil, apresentado no ISES 2005-Solar World Congress. Realização da American Solar Energy Society e International Solar Energy Society em Orlando/EUA.

[ (108) – TAC - The Brazilian testing program for solar water heating equipment, apresentado no 3° European Solar Thermal Energy Conference. Realização da German Solar Industry Association e ESTIF (European Solar Thermal Industry Federation) em Freiburg/Alemanha.

 

2005-2008 - SOLBRASIL - Projeto de Incentivo, Inovação e Desenvolvimento do Aquecimento Solar no Brasil

Financiamento: FINEP/CNPq

Período: 2005-2008

Equipe:

Prof. Elizabeth Marques Duarte Pereira
Prof. Dr. Luis Enrique Zárate-– DCC
Prof. Dr. Mark Alan Junho Song-– DCC
Prof. Dr. Ricardo Poley Martins Ferreira-– DCC
Prof. Jose Roberto Tavares Branco (CETEC – MG/REDEMAT)

         Bolsistas CNPq

Bolsas de Iniciação Científica/PUC Minas

Alexandre Bárbara de Moraes– DEM
Fernando Andrade Ducha – DCC
Lincoln Vieira Neto– DEM
Marcelo Henrique Magalhães Franca Gonçalves– DCC
Roberto Mauro Brasil – DCC
Sérgio Roberto Imaeda Yoshioka – DCC
Thiago Ali Resende Lauar -– DEM

Bolsas de Mestrado

Enok Tony dos Santos – DCC
Lucas Paglioni Pataro Faria -– DEM
Renato Cardoso de Menezes -– DEM

Bolsas de Doutorado

Wagner Sade-– REDEMAT

Bolsas de Pesquisa - DTI

Alexandre Marcial da Silva– DEM
Luis Guilherme Monteiro de Oliveira

Equipe GREEN Solar

Eng. Alexandre Salomão de Andrade
Eng. Carlos Henrique Schettino
Eng. Daniela Pereira Dias
Eng. Eliziane Arreguy
Prof. Lauro Vilhena Brandão
Prof. Júlia Maria Garcia Rocha
Prof. Carlos Henrique Schettino
Prof. Roberto Schirm
Analista: Eduardo Marques Duarte

Resumo:

Este programa tem como principal objetivo a divulgação e capacitação de profissionais em dimensionamento, instalação e projeto de sistemas de aquecimento solar de água. Foi dividido em três subprojetos: 1. Rede de Capacitação em Aquecimento Solar; 2. Programa QUALISOL Brasil para certificação de profissionais e disseminação de melhores práticas e 3. NORMASOL Brasil para criação de normas nacionais no tema.

Impacto acadêmico:

Esse projeto viabilizou o estabelecimento de parcerias muito produtivas com o Departamento de Ciência da Computação (DCC/PUC Minas) e com a REDEMAT, através do Prof. José Roberto Branco do CETEC-MG.

No caso do DCC, foram disponibilizadas quatro bolsas de iniciação científica e uma bolsa de mestrado. Os trabalhos desenvolvidos geraram duas publicações em periódico, a saber:

[ (109) – ACP – 02]: Hybrid thermal model for swimming pools based on artificial neural networks for southeast region of Brazil in Expert Systems with Applications, 40, p. 3106-3120, 2013.[ (110) – ACP – 03]: A Framework for Photovoltaic and Thermosiphon Systems. International Journal of Photoenergy , v. 2011, p. 1-9, 2011.

E, nove artigos científicos apresentados em congressos:

[ (111) - TAC – 09]: Solar Energy - A Framework for Photovoltaic Systems A Case Study.

[ (112)- TAC – 10]: A Framework for Solar Energy Applications -Photovoltaic Systems.

[ (113)- TAC – 16]: Climatic Data Neural Representation for Large Territorial.

[ (114) - TAC – 17]: Hybrid structure to simulate the thermal behavior of pools for different climate conditions and profile of human activity.

[ (115) - TAC – 18]: Solar Energy: A Framework for Solar Energy Applications.

[ (116) - TAC – 22]:Representação e análise da sensibilidade de coletores solares via redes neurais artificiais.

[ (117) - TAC – 31]: Representation of a Thermosiphon System Via Neural Networks Considering Installation Parameters.

[ (118) - TAC – 32]: Parametric Analysis of Solar Collectors through Sensitivity Factors Via Artificial Neural Networks.

[ (119) - TAC – 33]: Techniques for training sets selection in the representation of a thermosiphon system via ANN.

Para a REDEMAT, foi disponibilizada uma bolsa de doutorado que gerou a tese: “Desenvolvimento de Superfícies Seletivas de Ni/NiO para Aplicações em Coletores Solares”, em que assumi sua co-orientação [ (120) – COD – 02].

Impacto tecnológico

Como impacto do projeto FINEP podemos citar a elaboração da norma ABNT NBR 12269:2007” Instalação de sistemas de aquecimento solar de água em circuito direto – Procedimento”, realizada com apoio desse projeto, PROCOBRE e ABRAVA.

Divulgação

[ (121) - TAC – 26]: An Overview of Solar Water Heating in Brazil, apresentado no III European Solar Thermal Energy Conference. Realização da German Solar Industry Association e ESTIF (European Solar Thermal Industry Federation).

 

2005-2008 - Estudo da disponibilidade de luz natural em Belo Horizonte como base para programação da iluminação publica artificial noturna – P&D 128

Financiamento: CEMIG/ANEEL

Período: 2005 - 2008

Coordenação

PUC: Profa. Elizabeth Marques Duarte Pereira
UFMG: Profa. Eleonora Sad de Assis

Pesquisadores PUC Minas           

Prof. Lauro Vilhena Brandão
Prof. Willi de Barros Gonçalves
Prof. Luis Enrique Zárate
Prof. Ruibran dos Reis
Eng. Eliziane Arreguy
Eng. Luiz Monteiro
BAT Daniel Soares
BIC Thiago Moura

Pesquisador UFMG

Profa. Arq. Dra. Roberta Gonçalves de Souza

Resumo:

Este projeto foi concebido a partir de uma visão estratégica da CEMIG de promover a sustentabilidade dos Centros de Demonstração e Pesquisa Aplicada em Eficiência Energética, instalado em 2 instituições em Belo Horizonte, PUC Minas e CEFET -MG, com apoio do Departamento de Tecnologia em Arquitetura e Urbanismo (TAU) da UFMG. Foi priorizada a implantação de linhas de pesquisas integradoras para potencializar as ações, antes individualizadas, dos grupos mencionados. Como linha mestra de atuação, destaca-se a busca pela eficientização energética de processos, equipamentos e consumo, englobando o planejamento sistêmico das edificações como base para a integração entre os projetos arquitetônicos e utilidades, respeitadas as especificidades de cada instituição.

Impacto acadêmico:

Conforme mencionado no item 4.3, no âmbito desse projeto e sob sigilo foi defendida a dissertação “Garantia da qualidade metrológica das medições de iluminância das estações” pela Eng. Eliziane Arreguy CEMIG/PUC MINAS.

 

2006-2009 - Geração termelétrica descentralizada para o setor siderúrgico - P&D 185

Financiamento: CEMIG

Equipe:

Profa. Elizabeth Marques Duarte Pereira
Prof. Alexandre Marcial da Silva
Eng. Carlos Renato Maciel (CEMIG)

Período:
2006-2009

Resumo:

O Projeto de P&D “Geração Termelétrica descentralizada para o Setor Siderúrgico” está dividido em quatro partes. A primeira parte consiste no levantamento do cenário para o setor siderúrgico do estado de Minas Gerais em relação ao cenário internacional e nacional, dados de localização georreferenciada das empresas, classificação por região, identificação do porte, como capacidade nominal instalada e produção mensal por empresa e por região do estado de Minas Gerais. Identificação das empresas do setor não integrado que já possuem usina termelétrica instalada, com suas respectivas características de localização, porte e data de implantação. Os dados, em geral, foram tomados com base no ano de 2007, salvo contrário em casos onde estão disponíveis dados somente até o ano de 2005 ou 2006. A segunda parte consiste no desenvolvimento de uma configuração de usina termelétrica com turbina a vapor simples para o levantamento de uma estimativa do potencial de geração termelétrica por empresa. A partir desta base, é possível efetuar comparações e classificação de potencial termelétrico entre as empresas, tomando-se por base os dados de capacidade instalada ou de produção mensal (base dezembro de 2007) das empresas e devidas considerações de reinjeção dos gases de alto forno no próprio processo. A terceira parte trata da identificação e classificação das empresas que apresentam maior potencial de geração termelétrica quando tomado por base, ou dados da capacidade nominal instalada por empresa em 2007, ou com base na produção do mês de dezembro de 2007, ou ainda pela produção média mensal do ano de 2007. A última parte consiste na análise dos dados obtidos no trabalho para a identificação dos fatores que mais terão influência na escolha de uma empresa que tenha melhor perfil para receber o investimento de uma usina termelétrica.

Divulgação:

A CEMIG promoveu ampla divulgação dos resultados, considerados estratégicos para a empresa e sua ESCO, a Efficientia, com realização de workshops internos. Foi, ainda, gerado um artigo científico para os anais de P&D da ANEEL e um programa de simulação SPT – Simulador de potencial termoelétrico, desenvolvido em EES para facilitar a avaliação desse potencial.

 

 

2006 - 2009 - Avaliação de Instalações de Aquecimento Solar – ECV 184/06

Financiamento: Eletrobras Procel

Equipe GREEN Solar

Profa. Elizabeth Duarte Marques Pereira (coordenação geral)
Dra. Claudia V. Távora Cabral
Eng. Alexandre Salomão de Andrade
Arq. Luciana Penha Carvalho
Dra. Jane Tassinari Fantinelli (NIPE/Unicamp)
Anal. Eduardo Marques Duarte

ELETROBRAS PROCEL/DPS
Luis Eduardo Menandro de Vaconcellos
Emerson Salvador
George Camargo dos Santos

Bolsistas da PUC Minas
Carlos Bezamat

Fábio Mendes
Felipe Nicácio
Ivan Magela Corgozinho
José Marcos Chaves Barbosa
Leandro Pires
Pedro Brandão
Vitor Coura

Período: 2006-2009

Resumo:

O projeto desenvolveu um programa de ações integrantes do Procel com objetivo de avaliar a situação real das instalações de aquecimento solar no Brasil para finalidade banho e piscina, nas classes residencial e industrial e setor de serviços. Para tal foram feitas parcerias com o NIPE/UNICAMP, UNB, UFPa, IEF-Ba, UNESP/Botucatu e UERJ, mobilizando uma equipe de 50 pesquisadores, entre professores e bolsistas. O projeto gerou, ainda, subsídios para o aproveitamento da energia solar térmica no país, bem como a formulação de políticas governamentais como o Plano Estratégico – Operacional do GT Solar/MMA.

Divulgação:

A Eletrobras organizou, com apoio da Agência de Cooperação GIZ, um workshop no Rio de Janeiro, no dia 26/05/2010 para apresentação dos resultados do projeto para representantes do MME, MCTI, Caixa Econômica Federal, CEPEL, INMETRO, da academia e do setor produtivo através de sua associação DASOL/ABRAVA.

 [ (122)– TAC – 20]: Avaliação de Instalações de Aquecimento Solar no Brasil, apresentado no II Congresso Brasileiro de Energia Solar e III Conferência Regional Latino-Americana da ISES, em Florianópolis.

[ (123)– TAC – 21]: Brazilian Solar Water Heating Systems Evaluation, aceito para o Eurosun 2008 em Lisboa.

Os relatórios do projeto são disponibilizados através do portal Procel Info no endereço: http://www.procelinfo.com.br/main.asp?View={864629F8-AFCB-4AEC-9FD7-184047D68486}

O software Dimensol, desenvolvido sob minha orientação, foi disponibilizado pela Eletrobras Procel através de seu portal no endereço:

http://www.procelinfo.com.br/main.asp?View={A6340DFB-8A42-41FC-A79D-B43A839B00E9}&Team=&params=itemID={58B93866-9395-495C-BBBE-0AF645293FDA};&UIPartUID={05734935-6950-4E3F-A182-629352E9EB18}

 

 

2008 - 2010 - Avaliação de um sistema de aquecimento solar distrital para conjunto habitacional de interesse social – Modelo de Sustentabilidade - P&D 183

Financiamento: CEMIG

Período: 2008-2010

Equipe:

Profa. Elizabeth Marques Duarte Pereira
Prof. Roberto Schirm
Prof. Lauro Vilhena Brandão Neto
Eng. Alexandre Salomão de Andrade
Eng. Lucas Paglioni Pataro Faria
Arq. Luciana Penha Carvalho

Resumo:

Diante dos desafios técnicos encontrados de inserção e manutenção dos equipamentos solares em habitações de interesse social, onde se constata até mesmo a venda de alguns sistemas por moradores da comunidade foi proposto pelo GREEN Solar um projeto de P&D para aquecimento distrital, inédito no Brasil. O projeto estabeleceu os critérios mínimos para fornecimento de água quente à população de baixa renda, desenvolvendo modelo matemático para projeto do circuito secundário da instalação distrital para tipologias típicas adotadas pelas cooperativas habitacionais.

Divulgação:

[ (124) - TAC – 11]: Software for solar district heating systems design used in low income houses. In: ISES 2009 - 29th Biennial Solar World Congress of the International Solar Energy Society, Johannesburg. ISES Solar World Congress

[ (125)- TAC – 12]: Experimental evaluation of non-uniform flow of water in plans solar collectors. In: ISES Solar World Congress 2009, Johannesburg. ISES Solar World Congress 2009.

[ (126)- TAC – 13]: Solar district heating used for low income houses. In: 4th European Solar Thermal Energy Conference, 2009, Munique.

[ (127) - TAC – 14]: Design software for solar district heating systems. In: Congress Brasileiro de Engenharia Mecânica, Gramado. COBEM 2009.

[ (128) - TAC – 15]: Mathematical modelling and experimental evaluation of non-uniform water flow in flat plane solar collectors. In: COBEM 2009 - 20º Congresso Internacional de Engenharia Mecânica, Gramado/RS.