Projetos

2002 – Avaliação Experimental de Sistema de Geração Distribuída de Energia Solar Fotovoltaica Interligado à Rede Elétrica (P&D 013)

O frequente crescimento da demanda por energia, a preocupação quanto à emissão de gás carbônico na atmosfera e as restrições ambientais impostas à geração de energia elétrica de grande porte são fatores que reforçam a busca por novas fontes de energia. A energia solar fotovoltaica é uma fonte atrativa principalmente em áreas isoladas do sistema elétrico. Porém, ela está se tornando viável também no espaço urbano.

O P&D 013, desenvolvido em parceria com a CEMIG, teve como objetivo a avaliação do desempenho de sistemas fotovoltaicos interligados à rede elétrica. Uma das ações do projeto foi a implementação de sistemas fotovoltaicos capazes de suprir adequadamente a demanda energética da carga à qual estavam conectados.

A avaliação foi realizada no sentido de determinar a viabilidade técnica e econômica do sistema fotovoltaico interligado à rede elétrica em áreas urbanas.

2006 – “Avaliação de Instalações de Aquecimento Solar no Brasil”

Coordenado pelo GREEN Solar em parceria com o Programa de Conservação de Energia Elétrica (Procel) da Eletrobrás, o projeto “Avaliação de Instalações de Aquecimento Solar no Brasil” teve início em 2006. Este trabalho tem o objetivo de avaliar a qualidade das instalações de aquecimento solar no Brasil.

Sete cidades brasileiras participam do projeto, que conta com a parceria de grupos de pesquisa locais das Universidades e Centros Federais de Educação. As cidades e centros de pesquisa envolvidos são: Belo Horizonte (GREEN Solar - PUC Minas), Rio de Janeiro (CEFEN – UERJ), Campinas (NIPE – Unicamp), Botucatu (UNESP), Brasília (UNB), Belém (GEDAE – UFPA) e Porto Seguro (CEFET – BA). Este projeto fez com que o trabalho do GREEN atingisse um maior alcance e possibilitou a experiência em localidades distintas.

2008 - Controlador Integrado para Sistemas de Geração Híbrida Solar e Eólica (CIG SOL-AR)

Um projeto de destaque desenvolvido pela equipe de pesquisa em energia solar fotovoltaica do GREEN é o Controlador Integrado para Sistemas de Geração Híbrida Solar e Eólica (CIG SOL-AR).

Este equipamento é um sistema digital automático que integra fontes alternativas para geração de energia. A energia envolvida no funcionamento do controlador de carga é gerada através de módulos fotovoltaicos, geradores eólicos, geradores de gasolina/diesel, banco de baterias e cargas a serem alimentadas.

O CIG SOL-AR permite o gerenciamento inteligente da energia fornecida pelas diferentes fontes e atende a critérios relacionados à eficiência energética e durabilidade de baterias e demais componentes do sistema.

A aplicação do controlador de carga híbrido está direcionada ao atendimento de comunidades isoladas do sistema de energia elétrica. O projeto atenderá, em especial, as demandas da Eletrobrás e da Eletronorte na região norte do país.
Os parceiros do GREEN no desenvolvimento do CIG SOL-AR são: Eletrobrás, Eletronorte, FINEP, Fumsoft e Concert Technologies.