Engenharia Elétrica – Poços de Caldas

ENGENHARIA ELÉTRICA

Unidade Poços de Caldas

O curso de Engenharia Elétrica da PUC Minas campus Poços de Caldas tem como objetivo formar um engenheiro com perfil generalista, humanista, crítico e reflexivo, capacitado a trabalhar em organizações, negócios, e na prestação de serviços nas áreas de controle, automação e de energia elétrica, bem como em áreas afins. Tal formação permite ao profissional desenvolver habilidades capazes de acompanhar o acelerado desenvolvimento tecnológico da área e ter sensibilidade para as grandes questões do mundo contemporâneo.

Vídeo sobre o curso:

A formação em engenharia elétrica abrange praticamente todo o conhecimento relacionado com a eletricidade e a eletrônica. Vai desde os processos de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica até os mais diversos modos de aplicação, com por exemplo na Automação e Instrumentação. A formação do engenheiro eletricista exige profundo conhecimento de matemática e física, consideradas disciplinas básicas. O profissional irá conhecer, também, circuitos e sistemas elétricos e eletrônicos e terá ótimo conhecimento em informática, administração e economia. Por fim, o currículo do Curso também inclui matérias de formação específica em engenharia elétrica, tais como automação, controle e eletrotécnica. Durante todo o Curso, o aluno terá sua carga horária dedicada às aulas teóricas e em laboratórios, com o intuito de conhecer e interpretar fenômenos elétricos e também condições de desenvolver tecnologia nas áreas de engenharia.

A grade curricular do curso de Engenharia Elétrica da PUC Minas campus Poços de Caldas, conta com disciplinas de laboratório em todos os 10 períodos do curso, para que o aluno realize práticas investigativas, bem como atividades de desenvolvimento e complementação de conhecimento obtido nas disciplinas teóricas.

CAMPO DE PESQUISA

• Sistemas computacionais para ensino de física;
  • Eletrônica embarcada;
  • Sistemas eletrônicos de medida e de controle;
  • Instalações elétricas prediais e industriais;
  • Elétrica - Veículos Elétricos e Infraestrutura de Recarga;
  • Eficiência Energética;
  • Geração de Energia Elétrica Sustentável.

DESTAQUES DO CURSO

O curso de Engenharia Elétrica da PUC Minas em Poços de Caldas é o mais completo da região. O profissional formado pelo Curso possui uma formação sólida e é qualificado para atuar nas áreas de Controle, Automação e Eletrotécnica. No último ciclo de avaliação do MEC (2019), o curso obteve nota 4 no CPC e o 5º melhor IDD do Estado. Sempre bem-posicionado no Ranking Universidades Folha, obteve na última edição a 2ª posição na Avaliação Nacional do Mercado e é o melhor de Curso de Eng. Elétrica entre as Instituições privadas de Minas Gerais. Além disso, o curso recebeu 4 estrelas na edição 2020 do Guia da Faculdade. Durante a graduação, o aluno pode aplicar os conhecimentos adquiridos através de estágios técnicos e projetos com empresas parceiras da PUC Minas. E, após a conclusão da graduação, os alunos têm sido bem recebidos pelo mercado de trabalho e aceitos nos melhores programas de Mestrado de Universidades reconhecidas mundialmente. Para atingir tais índices o Curso de Eng. Elétrica conta com um corpo docente 100% de Mestres e Doutores, dedicado com a formação geral e profissionalizante do aluno, possui um acervo bibliográfico de referência e sua grade curricular conta com mais de 20% das disciplinas em laboratórios, que estão nos 10 períodos do curso.

O curso recebeu um profundo investimento em sua infraestrutura para atuação no setor de mobilidade elétrica e hoje conta com um eletro posto de recarga semirrápida, usina fotovoltaica, banco de baterias e um veículo 100% elétrico.